Vocação

Para começar esta meditação veja este vídeo de Dom Henrique Soares. Apenas  continue meditando sobre o chamado vocacional à Comunidade GMP se estiver em consonância com as palavras deste venerável Bispo de nossa Igreja.

Após ler este texto que procura explicar sobre a vocação GMP, se você sente-se chamado a ser um membro vocacionado GMP, não esqueça de escrever uma carta expressando o porquê sente este chamado. Qual o sinal de Deus que confirma o chamado para ser um membro vocacionado GMP?

 

MEDITAÇÃO DE HEBREUS 2 e seis experiências de oração para seu dia! (Diário de Santa Faustina -14)

É da palavra de Hebreus, capítulo 2 que surge a "INSPIRAÇÃO PRIMEIRA" para fundação da Comunidade Graça, Misericórdia e Paz. Por isso somos chamados a rezar com esta palavra e com ela percorrer um caminho de santidade que passa pela oração, experiência interior de Deus e meditações de leituras relacionadas ao carisma GMP.


Importante: Gaste tempo, dias, meses, anos... para meditar cada versículo e só avance para meditação e oração mais profunda de outro quando perceber avanço nos primeiros. Mas avance! Não seja preguiçoso! Quem não avança na vida espiritual regride. Seja humilde aceitando sua condição e vá avançando com paciência no caminho que Deus for propondo-te e introduzindo-te, pois todo avanço espiritual é graça de Deus.


AMIGOS E MEMBROS DA COMUNIDADE GMP, precisam experimentar a meditação e orações relacionadas a Hebreus 2. Se você é casado(a) convide seu cônjuge a viver está experiência ao seu lado! Viva bem sua consagração sacramental (batismal e/ou matrimonial...)! A Consagração que é feita pelos membros vocacionados de uma Comunidade é uma ajuda para viver bem a consagração batismal e/ou matrimonial?


E se meu cônjuge não quiser, mas eu me sinto chamado (a)? Reze muito para que Deus dê a graça de introduzi-los neste caminho juntos. Não foi fácil Santa Teresinha entrar no Carmelo, mas conseguiu fruto de muita confiança ao chamado e muita oração. Não desista! Reze pela vocação do casal em casal.

Versículo 1

É necessário que OUÇAMOS com toda a atenção o que Ele nos diz para NÃO NOS DESVIARMOS.
 

O público destinatário desta palavra era marcado por imaturidade e negligência espiritual (Hb 5.11,12). Não devemos ser levados pela opinião popular e pelas ideologias que nos rodeiam, nem pelas nossas vontades, mas pela vontade de Deus. Você quer se desviar do chamado de Deus?

Versículo 2

A palavra foi falada pelos anjos. Deus entregou a Lei a Moisés por intermédio de seus anjos e é também por meio de anjos (mensageiros de Deus) que Deus nos chamou a fundar a Comunidade Graça, Misericórdia e Paz. Diante da Lei de Deus, do seu chamado (VOCAÇÃO do latim vá) não podemos ser negligentes. Não podemos transgredir a vontade de Deus para nossas vidas. Por isso iniciamos o caminho como membros da Comunidade GMP após perguntar a Deus o que Ele quer de nós. Se Ele nos aceita nesta casa. Somos uma "escola de espiritualidade", uma "comunidade vocacional", pois os membros da nossa Comunidade são chamados por Deus. Precisamos compreender que há diferença entre uma comunidade vocacional e um "serviço". O ingresso nesta "escola de fé" não acontece por bela oratória, ou marketing e sim por uma atração misteriosa realizada por Deus.


Quando Deus nos chama a viver algo, quando Ele diz "vá", e este "vá" pode ser um chamado para vivermos mais profundamente o que estamos vivendo, precisamos ir por inteiro. Só assim seremos membros verdadeiros de uma comunidade ou de qualquer movimento da Igreja. Se nos identificamos com a missão, mas não com a espiritualidade da comunidade ou apenas com a espiritualidade e não com as outras dimensões que também compõem o carisma, talvez possamos ser chamados a vivermos como colaboradores (amigos) da Comunidade e não como membros vocacionais. Claro que qualquer decisão, pois a resposta é livre e pessoal, deve ocorrer por fruto de oração e não em tempos de crise espiritual. Precisamos no Espírito Santo discernir se as orações comunitárias nos causam estranheza, o que pode ser normal no início da caminhada, ou mesmo apresentando incômodo e dificuldade, quando seguidos da graça de Deus, podem ser sinais que estes "remédios" (experiências de oração) são para nós.

Versículo 3

Como escaparemos se negligenciarmos a mensagem entregue pelo mais importante Mensageiro, o Filho de Deus? A mensagem começou a ser anunciada pelo Senhor e depois pelos que ouviram. Deus nos capacita a COMUNICAR este chamado, que para nós é de "grande salvação". Precisamos ir "além dos limites humanos, além das deficiências." (Palavra profética no encontro Sul Brasileiro das Novas Comunidades- 2017). Afinal quem é o Senhor? Quem libertou o povo hebreu do Egito foi Moisés ou Deus? Quem é capaz de fundar uma Comunidade, nós ou Deus através de nós? Quem é capaz de viver sem reservas e entregar-se a uma missão, nós ou Deus através de nós? Deus é quem faz. Ele que nos cerca e nos seduz. Basta deixarmo-nos seduzir por Ele.


Não podemos limitar nossa vocação! Não podemos limitar nosso carisma! Precisamos crescer não por vaidade, mas porque Deus quer. Crescer em Deus para o serviço a Ele, à Igreja e ao mundo. Vamos vivendo e depois escreveremos o que estivermos vivendo para não limitar o carisma. Por mais estruturado que seja uma Comunidade ou um movimento da Igreja o caminho é pessoal. As experiências de cada membro de uma comunidade ou movimento é diferente. Se você procura um caminho bem "regradinho", reto e simples, facilmente se iludirá e se decepcionará, pois o segmento de Jesus é imprevisível aos nossos olhos. É um caminho cheio de curvas, surpresas, desafios, provações que ajudam a formar homens e mulheres novos e fortes pela graça de Deus.


Não podemos fazer concessões para parecer o que os outros querem que o carisma seja. Como se todas as Novas Comunidades precisassem ter a mesma expressão, como se todas tivessem que promover eventos em massa, como se todas fossem chamadas a ter um canal de televisão...


Podem ser artistas, mas com cara e jeito de santos. E santo é aquele que faz a vontade de Deus, mesmo que nosso chamado possa parecer sem a mesma "expressividade" do que outros chamados.


​No dia 2 de abril de 2018, após perceber que alguns membros da Comunidade GMP incomodavam-se com as "variações" da vida em comunidade, Juli e eu nos colocamos em oração e Deus colocou no coração dela a palavra de Mateus capítulo 8, que após narrar muitas curas, mostra a resposta de Jesus ao mestre da lei que disse que seguiria Jesus aonde fosse: As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça.” (Mt 8, 20)

Primeira oração:

Amado Jesus, introduz-me às moradas do meu interior, pois para entrar no céu, preciso antes entrar em mim mesmo. Dai-me a graça de avançar na oração, na reflexão, no autoconhecimento e viver no ESPÍRITO SANTO aceitando o chamado que tens para mim e iniciando o meu "CAMINHO DE DISCERNIMENTO" Não quero mais levar uma vida distraída. Não quero ter uma consciência deformada. Cura-me da minha surdez e da minha mudez. Quero ter mais INTIMIDADE contigo, Jesus. Amém.

Versículo 4

A mensagem do Senhor é confirmada por sinais, maravilhas, milagres realizados pela ação do Espírito Santo gerando "FECUNDIDADE ESPIRITUAL." A fecundidade espiritual é que nos faz nos sentirmos amados e não violentados por Deus. Um verdadeiro vocacionado não sente violência em viver o carisma, pois é natural, como a "goiabeira dar goiaba". Quando há uma fundação é Deus quem arrasta as pessoas para viver o carisma e os seus membros assumem a responsabilidade pela vida dessas pessoas. Cada membro é um dom de Deus e por cada um devemos dar graças ao Senhor que os criou.

Segunda oração:

Amado Jesus, introduz-me às moradas do meu interior, pois para entrar no céu, preciso antes entrar em mim mesmo. Quero ser um DISCÍPULO amoroso e fiel a Ti. Dai-me a graça de não apenas reconhecer o pecado, mas também fugir das ocasiões. Jesus, Tu és o meu melhor amigo. Que o meu pensamento não se afaste de Ti por nenhum instante. Que eu coloque minha CONFIANÇA PLENAMENTE em ti. Dai-me a graça de reconhecer que há mais beleza no interior da alma do que fora dela para viver uma verdadeira ALEGRIA. Dai-me a graça de reconhecer a finitude da morte e para onde levam as vaidades. Amém.


Para vivermos diariamente esta experiência que meditamos, os membros da Comunidade GMP são convocados a viver diariamente as orações da manhã e dar-se tempo para escutar o que Deus nos fala.

1.ORAÇÃO DA MANHÃ E ESCUTA

Coloco-me na Tua presença, Senhor para bem viver este dia e unir-me mais intimamente em oração a Ti e a comunhão dos santos!


Ó Pai, Tua presença invocamos. Invocamos Teu Filho Jesus, Nosso Senhor. O Espírito de Amor invocamos. Permita, ó Trindade Santa, nos unirmos a Ti, vivermos em Ti. Sempre sentir Tua presença em nosso pensar, em nosso agir.


Jaculatórias:

Lembremos que estamos na presença de Deus. Eu Te adoro, Jesus!
 

Deus tem cuidado de nós. Jesus eu confio em Vós! Alegria do Senhor é nossa força. Aleluia! Aleluia!
 

Orações:

Vinde Espírito Santo, Consagração à Nossa Senhora e a oração a São Miguel Arcanjo.
 

Escuta e meditação:

SENHOR, QUE MENSAGEM TEM PARA NÓS HOJE?
 

SENHOR, DAI-NOS A GRAÇA DE ESTARMOS ATENTOS AOS SINAIS QUE CONFIRMAM A MENSAGEM?

Versículos 5-9

Filho é superior aos anjos. O mundo futuro é o Reino futuro do Filho na terra. Para colaborarmos com o Reino de Deus sendo sinal da sua misericórdia, nos aprofundamos no carisma GMP, para que nossa vocação seja autêntica. Deus nos pede para não descuidarmos das formações semanais assim como também com a missão da Comunidade, pois também é essencial ao carisma. A missão foi atribuída a Comunidade no "ato de criá-la", como nos diz Monsenhor Jonas (Dom da Trindade, p. 7).


Precisamos ser dóceis. Sem docilidade e adesão a vida comunitária é difícil formar. Os vocacionados precisam aceitar a mediação da Comunidade.


Será que precisamos de mediação para falar com Deus? Lembremos que o próprio Deus quis depender de uma mediação (Maria Santíssima) para falar conosco. Não sejamos arrogantes para dizer que não precisamos de mediação de uma estrutura formativa, dos irmãos, de Maria Santíssima... E lembre-se: Carisma é revelado aos poucos, tem suas etapas. Carisma comporta o mistério de Deus. Precisamos respeitar o tempo do carisma. "Não vos pertence saber o tempo presente." Sejamos dóceis e confiantes mesmo que pareça demorada a caminhada.

Terceira oração:

Amado Jesus, introduz-me as moradas do meu interior, pois para entrar no céu, preciso antes entrar em mim mesmo. Quero ser um DISCÍPULO-MISSIONÁRIO amoroso e fiel a Ti. Tu és o modelo de santidade. Por nenhum motivo quero cometer pecado mortal e vou evitar ao máximo os pecados veniais para, a Tua espera, VIVER RECONCILIADO contigo e com os irmãos. Dai-me a graça de viver, por amor, obediente a IGREJA fundada por Ti. Dai-me a graça de ser obediente a vocação GMP. Dai-me a graça de ser uma alma recolhida em Ti. Introduz-me ao exercício das obras de misericórdia e faz-me corretíssimo no falar, no vestir e no governar minha casa e tudo mais que me confiar, pra viver um verdadeiro ESPÍRITO MISSIONÁRIO. Amém.

2.BUSQUE A ORAÇÃO E A MEDITAÇÃO DO TERÇO AO ESPOSO, VISITE-O SEMPRE QUE POSSÍVEL E OFEREÇA A ELE, SUA FIDELIDADE, SEUS RELACIONAMENTOS, SUA CASTIDADE E SUA MISSÃO (DE PREFERÊNCIA JUNTO A JESUS SACRAMENTADO).

 

O Terço ao Esposo é rezado diariamente pelos membros.

Versículos 10-13

É no versículo 10 que penso estar contido o núcleo do carisma GMP, confirmado em Mateus 11, 28-30. Deus nos apresenta o seu dom que mais nos atrai, que mais nos impacta. "Trazendo muitos filhos à glória" significa levar sofredores à glória futura. Quem poderá imaginar o que o Senhor tem a dar a mim e a você? Ao sofrerem, os cristãos se tornam filhos, no sentido de que se identificam com Cristo. Ele experimentou os sofrimentos a que estamos sujeitos a passar sendo capaz de nos atrair, acolher e se compadecer das nossas misérias e fardos. Na experiência da Misericórdia Divina o nosso fardo unido ao Dele torna-se suave e leve (Mateus 11, 28-30). Unidos à Misericórdia de Deus não acabam as cruzes das nossas vidas, mas sim ganham sentido, significado. Esta unidade com o Filho tem por base a CONFIANÇA externalizada e testemunhada pelo LOUVOR. Que possamos realizar dias, tardes e noites de louvor para maior honra do Senhor e libertação nossa. “No meio da assembleia O louvarei!”

Há uma "ATRAÇÃO MISTERIOSA" que é capaz de "conduzir muito filhos à glória". Há uma "AFINIDADE ESPIRITUAL", Ele "não se envergonha de os chamar irmãos". No dia 2 de abril quando Juli e eu rezávamos pedimos a confirmação da Palavra de Mateus capítulo 8, Deus nos falou através de Mateus 19, 16-22 (passagem do "jovem rico"). Deus nos quer para Ele, totalmente, sem reservas, consagrados, sagrados com Ele.

Quarta oração:

Amado Jesus, introduz-me às moradas do meu interior, pois para entrar no céu, preciso antes entrar em mim mesmo. Quero ser uma OBLAÇÃO, uma oferta que é levada ao teu altar para ser consumida. Dai-me a graça de conhecer o sentido de cada cruz na minha vida. Dai-me a graça de reconhecer que em Ti tudo posso. Dai-me a graça, Jesus, de ser uma alma mais paciente, amorosa e livre. Deteriora em mim a repugnância ao sofrimento. Dai-me a capacidade de extrair santidade e conversão a partir do sofrimento. Afaste de mim o "temor servil" (servir por medo do inferno) e abra-me a experiências ainda maior do temor de Deus, dom de não querer causar tristeza a Ti, dom que já está em mim. Quero proclamar-Te o SENHOR DA MINHA VIDA a exemplo de MARIA SANTÍSSIMA, a quem quero imitar. Amém.

Versículo 14

A unidade entre o Filho e os cristãos é estabelecida na carne e no sangue. Precisamos buscar esta união com Deus na Eucaristia. E não podemos esquecer daquela em que Deus quis estabelecer, não de forma "comum", mas extraordinariamente esta unidade, a Santíssima Virgem Maria. O Verbo se fez carne, no ventre (na carne) de Maria.


Para sermos uma só carne com Jesus precisamos ser obedientes como Ele foi. Vejamos em no livro de Deuteronômio capítulo 28, nos versículos 1, 2, 7 e 8 os frutos da obediência: cura e liberação. A saúde da Comunidade não está no tamanho, mas na interioridade, na vida fraterna, na santidade, na oração e na pertença a Igreja. Sejamos unidos na fraternidade, na santidade, na oração e na pertença a Igreja como Comunidade GMP.
 

Versículo 15

O diabo usa o medo da morte para nos escravizar. Mediante a morte de Cristo na cruz somos libertos deste medo. O Filho de Deus, porém, mediante Sua morte na cruz (v. 14), eliminou o medo e quebrou nossa servidão ao pecado e à morte.


Versículos 16 -18

Jesus veio para nos salvar. Ele é o sumo sacerdote misericordioso [compassivo] e fiel [confiável]. O sofrimento de Cristo incluiu a tentação. Ele experimentou a sedução do pecado, mas jamais se rendeu a ele. Cristo conhece o que é ser tentado; sabe, então, como ajudar aqueles que caem em tentação. Jesus com sinceridade pede ao Pai e nos ensina a pedir que não nos deixe cair em tentação.

Quinta oração:

Amado Jesus, introduz-me as moradas do meu interior, pois para entrar no céu, preciso antes entrar em mim mesmo. Dai-me a graça de colocar toda a minha afeição em Ti. Só a tua água pode saciar-me. Em Ti não terei mais sede. Dai-me a graça de chorar meus pecados e ingratidões diante dos teus benefícios. Amém.

3.BUSQUE LOUVAR E AGRADECER MUITO A DEUS JUNTO COM A COMUNIDADE, JUNTO COM SUA FAMÍLIA.

 

Podes utilizar o terço de agradecimentos como auxilio.

4.BUSQUE A ORAÇÃO E A MEDITAÇÃO DO TERÇO DA MISERICÓRDIA.

Terço rezado diariamente pelos membros.

5.TERÇO MARIANO PREFERENCIALMENTE EM FAMÍLIA .

 

Terço rezado diariamente pelos membros.

6.BUSQUE REALIZAR TODOS OS DIAS UM EXAME DE CONSCIÊNCIA JUNTO COM O CONJUGE OU POR VEZES JUNTO COM OS FILHOS, PARA O EXERCÍCIO DO PERDÃO.

 

Podes utilizar o terço de auxilio ao Exame de Consciência.

 

Deus nos abençoe nesta caminhada!

Deus tem cuidado de nós. Jesus, eu confio em Vós!

"É importante entender que esse chamado tem que ser fruto de uma vocação séria (Mt 5, 33-37), honesta (Mt 18, 15-20) e normal (I Rs 19,11-16) é a grande originalidade do carisma." (Extraido do texto sobre carisma)

Fabio Limeira- fundador da Comunidade GMP 
 

formação_1_gmp.png