Logo_transparente.png

Via Sacra

Hora da Misericórdia
Olho neste momento para um quadro de Jesus carregando a cruz que meus pais me deram e penso no meu Senhor.


Senhor, quero silenciosamente, nesta Semana Santa que inicia, acompanhar Teus passos até o Calvário. Quero ver em cada passo Teu a entrega da Tua vida por amor à mim. Quero, como discípulo, poder espelhar minha vida na Tua vida, encontrando Tua face na minha face.


JÁ ACUSADO, FOSTES AO TRIBUNAL DE PILATOS PARA SER CONDENADO.

Hoje peço-Te que me envie o Espírito Santo para examinar minha vida. Tua vida me inquieta ainda hoje? Incomodo-me com tua vida que me convida a mudar de vida? Quantas vezes preferi Barrabás? Consigo ver em Ti o meu modelo todos os dias? Consigo ver-Te e perceber que és o homem pleno? Digo aos outros “Eis o homem”? Permito que na minha oração Tu me fales ao coração? Permito que me acuse para converter-me?


TU ÉS MEU EXEMPLO, POIS COM CORAGEM CARREGOU A CRUZ.

Como recebo minha cruz? Diante da minha cruz murmuro ou abraço-a? Estou pronto para carregar a cruz mesmo diante de zombarias e insultos? Sou obediente até a morte? Dou livremente minha vida? Estou atento ao teu chamado, “Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz e siga-me”?


TU ME ENSINAS A NÃO PERMANECER CAÍDO.

Quando caio me deleito com a queda ou me levanto rapidamente? Quantas vezes caio pelo peso do meu pecado? Quantas vezes caio pelo peso do meu egoísmo, impaciência e preguiça? Lembro-me que levantastes carregando a tua e a minha cruz?


TU ME ENSINAS A ENCONTRAR TUA MÃE.

Estou disposto a ver a beleza de tua Mãe e minha Mãe? (Nesta pergunta não coloquei nossa, pois a filiação de Jesus a Maria é diferente da minha, assim como Ele é o único “Filho de Deus” e eu o filho de Deus.) Compadeço-me com a dor da espada que atravessa o coração da tua Mãe e minha Mãe (Lc 2, 35)?


TU ME ENSINAS A PEDIR AJUDA PARA CARREGAR A CRUZ.

Recuso-me a ajudar a carregar tua cruz ou compadeço-me com teu olhar? Tenho humildade para pedir ajuda para algum “Simão Cirineu” que passar pelo meu caminho quando a cruz estiver muito pesada? Estou atento ao teu sofrimento para dar-Lhe consolo e enxugar teu rosto?


TU ME ENSINAS QUE DEVO CUIDAR DA TUA FACE.

Estou sempre pronto para enxugar teu rosto? Quantas vezes, pelo meu pecado, deixo a tua face deformada? Tenho teu rosto gravado em meu coração?


TU ME ENSINAS A PERSEVERAR MESMO SE REPETIR A QUEDA.

Canso-me de pedir perdão? Sou perseverante mesmo quando a queda for mais forte?


TU ME ENSINAS A CONSOLAR.

Sou capaz de esquecer de mim para ver o sofrimento dos outros e me compadecer por eles? Não devo pensar menos em mim e perdoar o meu irmão?


TU ME ENSINAS A PERSEVERAR MESMO SE REPETIR A QUEDA.

Coloco em Ti a minha esperança? Carrego a certeza que contigo sempre é possível sair do chão?


TU ME ENSINAS A DOAÇÃO TOTAL. INTEIRAMENTE SEM APEGAR-SE A COISA ALGUMA.

Estou disposto a despojar-me de tudo por Ti? Estou disposto a entregar-me inteiramente sem apegar-se a coisa alguma?


TU ME ENSINAS A NÃO RECUAR DIANTE DA CRUZ.

Estou disposto a unir-me a cruz? Reconheço que na cruz acontece o auge da dor por amor? Para aliviar minha consciência por vezes não ajo como se Tu não sofresses mais? Poderei negar minha fidelidade dizendo serem muito difíceis teus ensinamentos e esquecendo-me do teu sofrimento na cruz?


TU ME ENSINAS A PERDER A MINHA VIDA POR AMOR.

Deixo-me consumir por amor a Ti. Me gasto sem medida para ser sinal do teu amor? Estou disposto a morrer para o pecado para ressurgir para tua graça?


TU ME ENSINAS  QUE DEVO ME COLOCAR NO COLO DA MÃE.

Estou todos os dias me colocando no colo de Maria ou quero seguir meus próprios passos?


ESTOU DISPOSTO A SEPULTAR MEUS PECADOS PARA ENCONTRAR-TE EM TUA GLÓRIA?


TE LOUVO MEU SENHOR POIS COM TUA RESSURREIÇÃO ABRE O VÉU DO CÉU PARA QUE EU PARTICIPE DA TUA GLÓRIA.

AMÉM.



Fabio Limeira- fundador da Comunidade GMP