História

O Chamado de Deus

As comunidades não surgem de boas ideias e intenções, nem por entusiasmo ou ação humana; surgem de uma reação no Espírito. As boas ideias podem diminuir, mas o impulso de Deus, não. Quando o desânimo bate à porta de meu coração, me pergunto: Posso eu me esquecer do impulso de Deus? (Hebreus 2, Palavra que Deus me deu em uma noite para confirmar o desejo de fundação da nossa comunidade).

Como tudo começou?


No ano de 2006,  Juli (minha esposa) e eu, sentíamos que Deus nos chamava a realizar algo, mas não sabíamos ao certo qual era o plano de Deus para nós. 

Quando começamos a conhecer as Novas Comunidades, o jeito como viviam, suas formações e sua espiritualidade nos chamaram atenção. Então, partilhamos esta vontade com alguns amigos que confirmaram também este sentimento em seus corações.

Juli e eu após uma destas conversas com amigos voltamos para casa e inquietos, quanto a estes sentimentos, pedimos com súplica o Espírito Santo para que nos fizesse entender o que queria de nós.

Durante aquela noite a Juli escutou eu falar: “Hebreus 2, precisamos ficar juntos.” Não me recordo destas palavras, pois estava dormindo. Quando a Juli acordou foi ler (Hebreus 2) e sentiu que era a confirmação, uma resposta clara do que Deus queria de  nós.

Um pouco das palavras que encontramos em Hebreus, capítulo dois é: “ Por isso, devemos dar mais atenção à mensagem que ouvimos, para não nos desviarmos... DEUS CONFIRMOU O TESTEMUNHO DELES MEDIANTE SINAIS, PRODÍGIOS E MILAGRES DE TODO O TIPO, E MEDIANTE DONS DO ESPÍRITO SANTO DISTRIBUIDOS CONFORME A SUA VONTADE.”

No dia 7 de setembro de 2006 reunimos amigos para partilhar o que tinha acontecido. A partir de então começamos a realizar encontros de formação para conhecer mais sobre as Novas Comunidades através da encíclica do Papa João Paulo II (Vida Consagrada), Documento da CNBB ( Igreja particular, movimentos eclesiais e novas comunidades), Código de Direito Canônico, Dicionário Teológico da Vida Consagrada entre outros  e através de conversas com fundadores ou membros de outras Comunidades como Jeberton Texeira (Fundador da Comunidade Filhos da Cruz),  Gustavo e Fátima (Comunidade Moradas do Senhor) e Ir Marcia (Comunidade Caminho, Verdade e Vida).

No dia 6 de junho de 2007 conversamos com o arcebispo Dom Dadeus Grings a fim de apresentar nossa Comunidade. O Bispo nos abençoou e disse para vivermos o que Jesus estava propondo para os nossos corações para que depois escrevêssemos nossos estatutos baseado no que vivemos. Está benção, as Novas Comunidades costumam chamar de “reconhecimento oficioso.”

Tivemos o nosso primeiro retiro interno nos dias 9 e 10 de junho de 2007 com o Eleandro e a Tina da Comunidade Caminho, Verdade e Vida. Neste encontro Deus se dirigiu a nós através destas palavras: “ Serão como soldados que na batalha pisam a lama das estradas. Lutarão, porque Javé está com eles, mas aqueles que montam cavalos serão confundidos. 6 Darei força à casa de Judá, darei vitória ao povo de José. Eu os reconduzirei, porque tenho compaixão deles. E serão como se eu não os tivesse rejeitado, porque eu sou Javé, o Deus deles, e responderei favoravelmente. 7 Os de Efraim serão como um herói; alegres de coração, como tocados pelo vinho. Seus filhos o verão e ficarão contentes, e o coração deles dançará de alegria em Javé. 8 Com simples assobio, vou reuni-los de novo, pois eu já os resgatei; e eles serão tão numerosos como antes. 9 Vou semeá-los entre as nações, e de longe eles se lembrarão de mim. Instruirão os seus filhos que voltarão depois. 10 Vou trazê-los de volta da terra do Egito, vou ajuntá-los novamente da Assíria; vou levá-los para a terra de Galaad e do Líbano, onde não haverá para eles lugar suficiente. 11 Eles passarão pelo mar estreito (Javé ferirá as ondas do mar), e o leito do rio Nilo ficará seco. Então será derrubado o orgulho da Assíria e será afastado o cetro do Egito. 12 Eu os tornarei heróis em Javé, e em nome dele marcharão - oráculo de Javé.” (Zac 10, 5-12)

Esse ano (2007) foi bastante intenso de formações. Recordo-me também que estivemos presentes dos dias 24 a 28 de julho no XXVI Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica e o Encontro Carismático Católico Latino-Americano 2007 (ECCLA), na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) em comemoração a 40 anos da RCC no mundo. Foi a partir deste encontro que a nossa Comunidade passou a se chamar Graça, Misericórdia e Paz.

O carisma foi por graça de Deus sendo despertado em nossos corações.  Hoje sabemos que queremos "ser sinal da Misericórdia de Deus para que jovens sejam renovados e famílias sejam restauradas pelo poder do sangue precioso que brota do coração de Jesus". Somos motivados pelas palavras de Jesus: “Vinde a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e EU LHES DAREI DESCANSO. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e VOCÊS ENCONTRARÃO DESCANSO PARA SUAS VIDASE:.  Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.”(Mt 11, 28-30)

Em 2008 realizamos em unidade com toda a Igreja de Cristo a primeira Festa da Divina Misericórdia.

O ano de 2009 foi também um ano de muita graça. Participamos dos dias 30 de Abril à 3 Maio de 2009 do VIII Congresso das Nova Comunidades  (Bento Gonçalves) e escrevemos os Fundamentos Básicos da Comunidade Graça, Misericórdia e Paz.

Deus continua a falar em nossos corações e a derramar inúmeras graças sobre nós. Louvamos e bendizemos a Deus por tudo que realiza e realizou em nossas vidas! 

Deus continua a escrever esta história que não para, pois cremos que é dEle. Só nos cabe agradecer muito a Deus por cada partilha de vida, por cada abraço, por cada beijo, por cada olhar, por cada formação, por cada momento de oração onde fomos ao encontro dEle e foi Ele que nos encontrou.

Para comemorar os 5 anos da Comunidade Graça, Misericórdia e Paz em 2011, nosso irmão Guto escreveu esta canção:

“Deus confiou a dois corações o poder de levar seu amor e de falar às multidões. Deus convocou muitos filhos, para juntos seguir e não desprezar tão grande salvação. /:Para que famílias sejam restauradas e jovens sejam renovados, pelo poder do sangue que brota do seu coração./:. Hoje estamos aqui cantando todos juntos. Estamos aqui vivendo a alegria de servir, de cantar, de ser família amada.”

Que Deus abençoe a  todos vocês que participam e rezam por esta “família amada” que Ele mesmo sonhou.


Baseado em Hebreus, Deus inspirou-me a fazer uma canção que retrata a importância desta leitura em minha vida, como fundador e para todos os membros de nossa Comunidade.

"Não vou me esquecer da noite em que o Senhor. Usando os meus lábios a graça anunciou. Estejais atentos à mensagem de Deus. Pra não desprezar tão grande salvação. Confirmada em meio a nós pelos que tinham ouvido. O testemunho é fiel, pois Deus confirmou. Com prodígios e milagres mediante dons do Espírito. Deus quer conduzir seus filhos amados. Através da cruz nos levar à Salvação. /:Anunciarei o Teu nome ao meu irmão. E no meio do povo Te louvarei. És minha confiança. Apresento-me a Ti com os filhos que o Senhor me deu. Missionários da misericórdia e do amor de Deus/:."

Fabio Limeira- fundador da Comunidade GMP

A HISTÓRIA CONTINUA... 
2007- NOVAS COMUNIDADES (At 2, 42)
2008- CONFIANÇA PLENA E MISERICÓRDIA (Mt 11, 28-30 e Jo 20, 19- 29) - 1º Princípio
2009- FUNDAMENTOS BÁSICOS
2010- REGRAS GMP (Is 62)
2011- MISSÃO (Rm 1, 16 e 1 Cor 9, 19-23)  - 2º Princípio
2012- TOM  MARIANO (Can 6, 10) - 3º Princípio
2013- ANO SABÁTICO
2014- VIDA NO ESPÍRITO (1 Cor 128-11. 22-30; 1 Cor 13.14) - 4º Princípio
2015- VIVER RECONCILIADOS (Mt 18; 2 Cor 5, 13-21) - 5º Princípio
2016- REFUNDAÇÃO GMP (5/3/2016- Is 57, 14-15. 18-19) E DOM QUE AQUECE (ECLO 4)
2017- SENHORIO DE JESUS E RESTAURAÇÃO DO TEMPLO E AÇÃO DE GRAÇA (1 Cro 29, 10-20) - 6º Princípio
2018- INTIMIDADE COM JESUS E CURA INTERIOR (Lc 4) - 7º Princípio
2019- ALEGRIA - Is 35 p/ Fabio (12/12/2018); Lc 1, 41 - Ir Zélia (12/12/2018); Eclesiastico 4, 20-31 p/ Fabio (28/1/2019); 1 Tm 4 p/ Juli (29/1/2019) e Is 56, 7-8 p/ Fabio (16/5/2019) - 8º Princípio
​2020- AMOR A IGREJA- (At 11) - 9º Princípio
2021- 15 ANOS DA COMUNIDADE GMP
​2021- UNIDOS NA MISSÃO, CHAMADOS A SANTIDADE NA CONVERSÃO E NA PENITÊNCIA- (Rm 1- Palavra que nos foi dada dia 9/1/2021) - 1º Princípio


" Jesus Cristo nosso Senhor por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para o louvor de seu nome, a obediência da fé entre todas as nações." (Rm 1,5)

5586106_orig.jpg