Carisma

Experiência com o carisma 

Profetismo nas Novas Comunidades


O QUE É CARISMA DE FUNDAÇÃO?
1) Poderíamos iniciar citando o que nosso irmão em Cristo Moysés, da Comunidade Shalom, nos diz a respeito do carisma de fundação:

“É aquele carisma que fez nascer, que deu origem à comunidade. E como ele se manifesta? É um dom de Deus, não é da carne; é Deus quem dá a quem Ele quer de acordo com a necessidade que a Igreja tem para cada tempo.”
 

2) Carisma é uma forma nova, novidade de um Deus criativo para sermos sinais luminosos no mundo. Essa novidade gera afinidade espiritual e gera a comunidade.


3) O carisma que Deus nos dá como comunidade Graça, Misericórdia e Paz é de ser sinal da Misericórdia[1] de Deus para que jovens sejam renovados e famílias sejam restauradas pelo poder do Sangue precioso que brota do Coração de Jesus.
 

4) [1] Em relação a Deus apresentando nossas misérias e em relação ao próximo perdoando com olhar compassivo (não por medo de Deus, mas por escolha que nos cura e liberta). Devemos buscar solução e não culpado.


5) A vocação Graça, Misericórdia e Paz é dom de Deus. Vocação esta que é pessoal e comunitária na vivência fraterna, na missão e na espiritualidade.


6) Ser membro Graça, Misericórdia e Paz é ser parte de uma Comunidade e por isso deve-se cultivar um profundo senso de pertença a ela conhecendo e assumindo as orientações do Moderador Geral e do Conselho Geral. Todo membro é chamado a viver um espírito de família amparado pela amizade contribuindo para a construção da comunhão.


7) Ser Comunidade Graça, Misericórdia e Paz é viver em um estilo comum o Evangelho de Cristo, ter um espírito missionário, buscar uma oração íntima com Jesus e levar os irmãos a experimentar a misericórdia de Deus; é isto que Ele nos pede a assumirmos fielmente.


8) As Novas Comunidades têm um chamado profético. É importante entender que esse chamado tem que ser fruto de uma vocação séria (Mt 5, 33-37), honesta (Mt 18, 15-20) e normal (I Rs 19,11-16)  é a grande originalidade do carisma.


9) Carisma é a porção do Mistério de Cristo [2] que nos é dado pelo Espírito. Carisma é profético, é uma resposta para o tempo de hoje. Devemos enfrentar o mundo com a audácia do Espírito porque portamos a verdade de Cristo.


10) Viver bem o carisma é exalar (transmitir) o próprio carisma. Temos que ter “cheiro” de misericórdia; para isso precisamos a cada dia mais amadurecer nossa identidade para exalar nosso carisma. Precisamos ter fé no nosso carisma para que seja de fato profético. Devemos crer que a vivência e o testemunho do amor e da misericórdia podem fazer com que o mundo se curve diante de Cristo; mas para isso é importante primeiramente que nós nos curvemos ao carisma que Deus nos deu vivendo a radicalidade da misericórdia e do amor na família, nas nossas profissões, nos estudos, enfim por todos os lugares que passamos. Atualizar Jesus misericordioso no mundo de hoje. Viver a família (Mt, 5, 28) no pleno amor e pureza num mundo que vem banalizando a família. Mostrar para o mundo a beleza da família, da afetividade e da sexualidade no matrimônio.

 

[2] É a experiência da transfiguração (Mc 9, 2-8): Deus chama, mostra sua glória (da um “gostinho do céu” através da graça fundante), desejamos ficar juntos (vida comunitária e intimidade com Deus) e somos lançados em missão (voltar a vida cotidiana centrados em Jesus Cristo).

Reze com a palavra de Mt 11, 28-30.

 

Fabio Limeira- fundador da Comunidade GMP