Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
  • GMP
    • Carisma
    • Novas Comunidades
    • História
    • Fundador
    • Sobre a GMP
    • Profecias
    • Missão
    • Fotos
  • Formação GMP
    • Vocação
    • Caminho Vocacional
    • Discipulado
    • Oblação
    • Consagrados
    • O que a Igreja Ensina ...
    • Serviços >
      • Músicos da Graça
      • Intercessores da Misericórdia
      • Anunciadores da Paz >
        • Vida Fraterna
    • Comunicação >
      • Liturgia
      • Vaticano
  • Agendamento de Missão
    • Contato
  • Artigos
  • Orações
  • Pedidos de Oração
  • Musicas

Partilha Orante - 23 de abril de 2014

23/4/2014

0 Comments

 
 Imagem
Ano A
Oitava da Páscoa - Quarta-feira - 23 abr de 2014.
Santo do Dia: São Jorge Mártir 

1ª Leitura: At 3,1-10 
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam.   3Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!”5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”  7E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele. 

Salmo: Sl 104, 1-2. 3-4. 6-7. 8-9
-  Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
-  Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!
— Glorificai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac. 

Evangelho: Lc 24,13-35 
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.  15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?  19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.  25Então Jesus lhes disse: “Co­mo sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.  28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.  31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 

Partilha Orante:

Graças e louvores sejam dados ao Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo, por nos ter se dado a conhecer, bem como Seu plano para nossa salvação, afim de que mantenhamos a esperança de um dia entrar na vida eterna.

No evangelho de hoje encontramos dois discípulos, decepcionados, andando pelo caminho. Certamente viviam um momento difícil, quando Nosso Senhor Jesus Cristo se aproximou começou a caminhar ao seu lado.

Primeiramente Ele os provocou a respeito do motivo de sua angústia, ouvindo o que tinham a dizer em exemplo para nós hoje, nos mostrando que primeiro devemos nos aproximar e ouvir o irmão que sofre, mesmo que ele se mostre sombrio, sem esperança, e mesmo que seja irônico como Cléofas, que indagou se ele era o único peregrino em jerusalém que não sabia dos acontecimentos dos últimos dias. A ironia mostra que aqueles discípulos, mesmo se acreditando bem informados, e apesar de terem aprendido com o próprio Cristo, apenas reproduziam a esperança corrente do povo: ansiavam por um messias que os libertasse do império romano e não buscavam a Deus de coração como o fizera antes deles o salmista “Exulte o coração dos que buscam o Senhor”. Isso novamente ressalta a importância de primeiro ouvir, de primeiro procurar conhecer a dimensão da riqueza espiritual, ou do vazio interior, e depois procurar pregar para outras pessoas que, não raramente, nos ensinam muito mais do que temos a ensinar. Somente ao demonstrarem, para eles mesmos, seus limitados anseios é que Nosso Senhor os repreende - “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram”! - e passa a ensiná-los.

No desfecho vemos uma mudança de atitude dos discípulos, que ainda mesmo sem o reconhecer o convidam a permanecer como hóspede. A partir de então o encontro com o Messias se torna mais íntimo, no partilhar de uma refeição, que nos ressalta de imediato a repartição do pão, a eucaristia que Ele nos revela (o rito descrito semelhante ao que encontramos em Lucas 22, 19) como forma de O conhecer. Somente neste momento é que os discípulos reconheceram-no como o Ressuscitado.

Isso posto, na certeza de que Ele jamais nos abandonará, peçamos ao Senhor que nos console nos momentos de dúvida, que nos ampare quando fraquejarmos na fé, que nos inspire e nos ensine tudo o que for necessário e útil para a nossa edificação e dos irmãos, naquilo que nos for solicitado trabalhar para a evangelização do próximo. Amém.

Vladimir Lautert
Discipulado GMP


0 Comments



Leave a Reply.

    Arquivo

    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.