
Oitava da Páscoa. Terça-feira 22/04/2014.
Santa Maria Egipcíaca, rogai por nós.
Primeira Leitura (At 2,36-41)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
Responsório (Sl 32)
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Evangelho (Jo 20,11-18)
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Partilha Orante:
Alegra-te, irmão! Jesus ressuscitou!
Hoje a Palavra nos faz refletir “A quem procuras?” Maria Madalena, como muitos, ainda não havia entendido o que aconteceu na páscoa e procurava entre os mortos aquele que então vivia.
Ao final deste tríduo Pascal vamos buscar ouvir Jesus que nos chama pelo nome como chamou Maria para que assim possamos abrir nossos olhos a fim ver que Ele vive e reina em nossas vidas diariamente.
É importante que estejamos prontos para reconhecê-lo e proclamar “Mestre”, mas mais do que isto anunciá-lo aos irmãos.
Amado Jesus, vivemos contigo neste período de tua paixão o recolhimento da alma e tentamos sentir contigo as dores de tuas chagas abertas. Perdoa nos Senhor, e cura nos através da tua imensa Misericórdia. Fica conosco Jesus, reina em nossas vidas hoje e sempre.
Nós te louvamos e bendizemos por tudo o que fizeste e sofreste por puro amor a nós!
Amém
Tomaz e Joanne da Silva
Comunidade Graça Misericórdia e Paz