Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
  • GMP
    • Carisma
    • Novas Comunidades
    • História
    • Fundador
    • Sobre a GMP
    • Profecias
    • Missão
    • Fotos
  • Formação GMP
    • Vocação
    • Caminho Vocacional
    • Discipulado
    • Oblação
    • Consagrados
    • O que a Igreja Ensina ...
    • Serviços >
      • Músicos da Graça
      • Intercessores da Misericórdia
      • Anunciadores da Paz >
        • Vida Fraterna
    • Comunicação >
      • Liturgia
      • Vaticano
  • Agendamento de Missão
    • Contato
  • Artigos
  • Orações
  • Pedidos de Oração
  • Musicas

Partilha Orante - 16 de agosto de 2013

16/8/2013

0 Comments

 
 Imagem
ANO “C”
16 ago 13 – 6ª feira da 19ª Semana

 1ª Leitura - Js 24,1-13

Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia,depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.

Leitura do Livro de Josué 24,1-13

Naqueles dias:1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados,que se apresentaram diante de Deus. 2Então Josué falou a todo o povo: 'Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vossos pais, Taré, pai de Abraão e de Nacor habitaram outrora do outro lado do rio Eufrates e serviram a deuses estranhos. 3Mas eu tirei Abraão, vosso pai, dos confins da Mesopotâmia, e o conduzi através de toda a terra de Canaã, e multipliquei a sua descendência. 4Dei-lhe Isaac, e a este dei Jacó e Esaú. E a Esaú, um deles, dei em propriedade o monte Seir; Jacó, porém, e seus filhos desceram para o Egito. 5Em seguida, enviei Moisés e Aarão 
e castiguei o Egito com prodígios que realizei em seu meio, e depois disso vos tirei de lá. 6Fiz, portanto, que vossos pais saíssem do Egito, e assim chegastes ao mar. Os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e cavaleiros, 
até ao mar Vermelho. 7Vossos pais clamaram então ao Senhor, e ele colocou trevas entre vós e os egípcios. 
Depois trouxe sobre estes o mar, que os recobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito e habitastes no deserto muito tempo. 8Eu vos introduzi na terra dos amorreus que habitavam do outro lado do rio Jordão. E, quando guerrearam contra vós, eu os entreguei em vossas mãos, e assim ocupastes a sua terra e os exterminastes. 9Levantou-se então Balac, filho de Sefor, rei de Moab, e combateu contra Israel, e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. 10Eu, porém, não o quis ouvir. Ao contrário, abençoei-vos por sua boca, e vos livrei de suas mãos. 11A seguir, atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Mas combateram contra vós os habitantes desta cidade - os amorreus, os fereseus, os cananeus, os hititas, os gergeseus, os heveus e os jebuseus. Eu, porém, entreguei-os em vossas mãos. 12Enviei à vossa frente vespões que os expulsaram da vossa presença - os dois reis dos amorreus - e isso não com a tua espada nem com o teu arco. 13Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes, e nelas habitais, vinhas e olivais que não plantastes, e comeis de seus frutos. Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 135,1-3. 16-18. 21-22.24
R. Eterna é a sua misericórdia!

1Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: * Porque eterno é seu amor! 2Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: * Porque eterno é seu amor! 3Demos graças ao Senhor dos senhores: * Porque eterno é seu amor!R.
16Ele guiou pelo deserto o seu povo: * Porque eterno é seu amor! 17E feriu por causa dele grandes reis: * Porque eterno é seu amor! 18Reis poderosos fez morrer por causa dele: * Porque eterno é seu amor!R.
21Repartiu a terra deles como herança: * Porque eterno é seu amor! 22Como herança a Israel, seu servidor: * 
Porque eterno é seu amor! 24De nossos inimigos libertou-nos: * Porque eterno é seu amor!R.

Evangelho - Mt 19,3-12

Moisés permitiu despedir a mulher,por causa da dureza do vosso coração.Mas não foi assim desde o início.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo: 3Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' 4Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? 5E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' 
7Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' 
8Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' 10Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' 11Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.' Palavra da Salvação.

PARTILHA ORANTE:

                               A primeira leitura nos aponta o infinito amor de Deus pela humanidade: Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia (Js 24,3), depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.(Js 24,6). 12Enviei à vossa frente vespões que os expulsaram da vossa presença - os dois reis dos amorreus - e isso não com a tua espada nem com o teu arco. 13Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes, e nelas habitais, vinhas e olivais que não plantastes, e comeis de seus frutos. (Js 24,13).

                                    A resposta do homem a Deus é simples e profunda:1Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: * Porque eterno é seu amor! ... 3Demos graças ao Senhor dos senhores...(Sl 135,ss) Eterna é a sua misericórdia!

                               O homem louva, bendiz e agradece ao Senhor Deus por tudo quanto Ele fez (e faz). Tudo lhe foi dado pela graça de Deus: “expulsou os dois reis dos amorreus. Deu-lhes uma terra que não lavraram, cidades que não foram edificadas por eles; deu-lhes vinhas e olivais”.

                                    Como duvidar do amor de Deus pela humanidade? Deus nos mostra claramente que o objetivo principal d’Ele é fazer o homem feliz, realizado, amoroso e amado e, para isso não mede “esforços”. Deus sempre sonhou ter com o homem e a mulher (humanidade) uma aliança de amor:“Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Gn 2,24).Mesmo diante das infidelidades da humanidade, Deus insiste em socorrê-la. Como última aliança envia Seu próprio FilhoJesus que veio confirmar essa união do homem e a mulher na sua infinita sabedoria e amor: “Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.”

                                       A nós, cabe o cumprimento da lei do amor nos dada por Jesus Cristo. Amor ao nosso cônjuge de maneira incondicional, pois o casamento enquanto matrimônio (Sacramento) é sinal visível do amor incondicional de Deus com a humanidade, que sonha para o ser humano uma vida harmoniosa, onde o perdão, a reconciliação e a fidelidade são algumas características do amor entre o marido e a mulher, como imagem e semelhança de Deus.

Deus todo poderoso concedei-nos antecipar já nesta vida o sinal da felicidade eterna que preparastes para todos nós. Que o Espírito Santo nos inspire a vivermos segundo o Vosso plano de amor para nossas vidas. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

 
Santo Estevão da Hungria, rogai por nós.

Enio Silveira Madruga
Ministério de Pregação São Pedro e São Paulo

0 Comments



Leave a Reply.

    Arquivo

    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.