Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
  • GMP
    • Carisma
    • Novas Comunidades
    • História
    • Fundador
    • Sobre a GMP
    • Profecias
    • Missão
    • Fotos
  • Formação GMP
    • Vocação
    • Caminho Vocacional
    • Discipulado
    • Oblação
    • Consagrados
    • O que a Igreja Ensina ...
    • Serviços >
      • Músicos da Graça
      • Intercessores da Misericórdia
      • Anunciadores da Paz >
        • Vida Fraterna
    • Comunicação >
      • Liturgia
      • Vaticano
  • Agendamento de Missão
    • Contato
  • Artigos
  • Orações
  • Pedidos de Oração
  • Musicas

Partilha Orante - 31 de dezembro de 2013

30/12/2013

0 Comments

 
 Imagem
Ano A
Terça-feira – 31 de dezembro de 2013.
Branco. 7º DIA NA OITAVA DO NATAL 
São Silvestre I, rogai por nós.

Salmo - Sl 95 (96), 1-2. 11-12. 13 (R. 11a)
R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1ª Leitura - 1Jo 2,18-21
Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.

Leitura da Primeira Carta de São João 2,18-21
18Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram.  Por isso, sabemos que chegou a última hora.  19Eles saíram do nosso meio,  mas não eram dos nossos,  pois se fossem realmente dos nossos,  teriam permanecido conosco.  Mas era necessário ficar claro  que nem todos são dos nossos.  20Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento. 21Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade,  mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.  Palavra do Senhor.

Evangelho - Jo 1,1-18
A Palavra se fez carne e habitou entre nós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: 'Este é aquele de quem eu disse:  O que vem depois de mim passou à minha frente,  porque ele existia antes de mim'. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. Palavra da Salvação.

Partilha Orante:

                Quando Jesus Cristo (verbo que se fez carne), assume a nossa natureza humana, mostra-nos o seu misericordioso amor ao ser solidário com a nossa fraqueza, com o nosso sofrimento e com tudo aquilo que sofremos por causa do pecado.

               Jesus Cristo, ao estar em nosso meio, nos aponta o caminho para a redenção da humanidade, para a nossa salvação, pois Ele mesmo é o caminho, a verdade e a vida.

           Deus deu-se a conhecer através de vários homens escolhidos ao longo dos tempos, mas estes homens, mesmo guiados pelo Espírito Santo, eram limitados pelas suas fraquezas, por vezes duvidavam de si mesmos, então Deus ao nos enviar seu Filho Santo e Bem–Aventurado, nos dá na verdade um testemunho de vida, de justiça, de amor ágape, de vida espiritual, também através de Suas orações e orientações acerca do Espirito Santo, nos mostrando assim a verdadeira dimensão da Santissima Trindade.

                Nesse momento me vem a imagem de Maria, que prontamente aceitou ser a Mãe humana, deu a luz a seu Filho, que é a própria luz, alimentou, educou, estava presente em vários momentos cruciais (bodas de Caná), assistiu Seus milagres, Suas curas, Suas vitórias contra o demônio, teve as tristezas de ver seu Filho, traído, perseguido, torturado e morto. Eternizando assim uma conduta cheia de graça e obediência ilimitada, difícil de ser entendida por muitos que se dizem cristãos.

                Sejamos, hoje, testemunhos de fé (lumen fidei), testemunhos de evangelização (Evangelii Gaudium), testemunhos de Maria (totus tuus), testemunhos de uma comunidade unida e verdadeira, focada em Jesus Cristo, assumidamente  Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana.

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos”. (Ef 4,5-6)

Deus tem cuidado de nós. Jesus eu confio em vós. 

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

Julio Cesar Vieira
Ministério de comunicação São Francisco de Sales


0 Comments

Partilha Orante - 30 de dezembro de 2013

30/12/2013

0 Comments

 
 Imagem
Ano A
6º Dia na Oitava do Natal 
Segunda-feira 30/12/13
São Sabino, rogai por nós. 
 
Primeira Leitura (1Jo 2,12-17)
Leitura da Primeira Carta de São João.

12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno. 15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. 17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.  Palavra do Senhor.

Responsório (Sl 95)
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!
— Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Lc 2,36-40)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.  Palavra da Salvação.

Partilha Orante: 

Irmãos em Cristo Nosso Salvador,

Deus nos ensina que as coisas do mundo não nos vale  nada e com que verdade envia seu Filho para mostrar cada detalhe desta mesma verdade, o Senhor nos mostra que sempre serví-lo é gratificante para nossa alma e como é bom saber disso tudo.  Nosso entendimento é pequeno diante da gradeza de Deus e seus desígnios,  Ele vai nos guiando até atingirmos a meta, que é cumprir o seu plano de amor na vida dos seus filhos, é de um amor inigualável e incondicional o amor de Deus. Ele nos presenteou com Jesus seu Filho. Agradeçamos a Deus por isso e peçamos a Ele sempre que nos oriente e guie para a vida toda.  Amém.

Gisele Costa 
Amiga GMP



0 Comments

DIA 29 DE DEZEMBRO - DOMINGO: Sagrada Família  (OFÍCIO DA FESTA)

29/12/2013

0 Comments

 
CIC 2654 «Procurai na leitura e achareis na meditação; batei à porta na oração e ela abrir-se-vos-á na contemplação»

 1ª Leitura (Eclesiástico 3,3-7.14-17) Leitura do livro do Eclesiástico. 
3 3 Pois DEUS QUIS HONRAR OS PAIS PELOS FILHOS, E CUIDADOSAMENTE FORTALECEU A AUTORIDADE DA MÃE SOBRE ELES. 4 Aquele que ama a Deus o roga pelos seus pecados, acautela-se para não cometê-los no porvir. Ele é ouvido em sua prece cotidiana. 5 Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro. 6 Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. 7 Quem honra seu pai gozará de vida longa; quem lhe obedece dará consolo à sua mãe. 14 Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. 15 Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida,  16 e, por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa;  17 tua casa tornar-se-á próspera na justiça. Lembrar-se-ão de ti no dia da aflição, e teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte. Palavra do Senhor.   

 Salmo responsorial 127/128 : Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Felizes és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião cada dia de tua vida.

2ª Leitura (Colossenses 3,12-21) Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses. 
3 12 PORTANTO, COMO ELEITOS DE DEUS, SANTOS E QUERIDOS, REVESTI-VOS DE ENTRANHADA MISERICÓRDIA, DE BONDADE, HUMILDADE, DOÇURA,  PACIÊNCIA. 13 SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS E PERDOAI-VOS MUTUAMENTE, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.18 Mulheres, sede submissas a vossos maridos, porque assim convém, no Senhor. 19 Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza. 20 Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. 21 Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados. Palavra do Senhor.   Evangelho (Mateus 2,13-15.19-23) Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. 13 Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: "LEVANTA-TE, TOMA O MENINO E SUA MÃE e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar".  14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.  15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "Eu chamei do Egito meu filho".  19 Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:  20 "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino".  21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 
22 Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia  23 e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: "Será chamado Nazareno". Palavra da Salvação.  

PARTILHA ORANTE:
        Após INVOCAR o Espírito Santo de Deus e LER o “Diário de amor” do nosso Deus amado DESTAQUEI algumas frases importantes para MEDITAR.
       Tenho honrado e cuidado dos meus pais sendo agradecido a eles e a Deus por ter me dado ensinamentos tão importantes? A exemplo da Família de Nazaré, tenho sido misericordioso, bondoso, humilde, dócil e paciente? Perdoo com facilidade?
       ORAÇÃO com propósito e CONTEMPLAÇÃO: Pai Santo, em nome de Jesus peço o Espírito Santo para reconhecer a graça que derramou em minha vida através dos meus pais, dos meus irmãos, da minha esposa e dos meus filhos. Ajuda-me a ser semelhante à Família de Nazaré. Torna-me justo e confiante como José. Torna-me corajoso para dar meu sim e abrir-me a graça como Maria. Pai amado faz-me mais parecido com Jesus, sendo obediente em tudo a tua vontade. Amém.
       Contemplo Vossa presença amorosa através destas palavras e guardarei em minha memória durante todo este dia a frase:  LEVANTA-TE, TOMA O MENINO E SUA MÃE


Fabio Limeira (fundador da Comunidade Graça, Misericórdia e Paz)

0 Comments

Partilha Orante - 28 de dezembro de 2013

28/12/2013

0 Comments

 
 Imagem
ANO A
Sábado  -  28/12/2013
Santos Inocentes 

“Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.” Sl 123

Primeira Leitura 1Jo 1,5- 2,2

5Caríssimos, a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

Evangelho: Mt 2, 13-18

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

Partilha Orante:

Para estarmos em comunhão com Deus precisamos seguir seus passos, o que significa andar na luz. E se estamos em comunhão com Deus, estamos também em comunhão com os irmãos e podemos ser perdoados de nossos pecados. Embora sejamos feitos à imagem e semelhança de Deus nossa condição humana nos faz imperfeitos, pois só Deus é perfeito. Nossa condição humana, portanto, nos leva à imperfeição e ao pecado. São João nos exorta a não pecarmos, mas ao mesmo tempo nos alerta que junto ao Pai temos um defensor justo, que se entregou ao sofrimento extremo e à morte pela expiação dos pecados do mundo inteiro, logo também pelos nossos pecados. Somos, sim, imperfeitos e limitados, mas podemos andar na luz de Deus e evitar o pecado. Quanto mais nos afastamos de Cristo, mais nos aproximamos do inimigo que leva ao pecado. Estejamos, então, sempre vigilantes para não cairmos nas ciladas do inimigo, que nossa vida de oração seja permanente e perseverante. Suplicamos ao Espírito Santo que nos faça dóceis aos desígnios de Deus, assim como São José, que seguiu o anjo do Senhor com presteza, sem vacilar, para salvar o menino Jesus do inimigo. Assim seja.

Roberto Wiltgen
Amigo da Comunidade Graça Misericórdia e Paz




0 Comments

Partilha Orante - 27 de dezembro de 2013

27/12/2013

0 Comments

 
 Imagem
ANO “A”
27 dez 13 – 6ª feira da Semana do Natal
São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

 1ª Leitura - 1Jo 1,1-4
O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos.

Início da Primeira Carta de São João
Carissimos:1O que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2- de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos,  e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.      Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *e as ilhas numerosas rejubilem! 2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.     R.
5As montanhas se derretem como cera *ante a face do Senhor de toda a terra; 6e assim proclama o céu sua justiça, * todos os povos podem ver a sua glória.     R.
11Uma luz já se levanta para os justos, *e a alegria, para os retos corações. 12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, * celebrai e bendizei seu santo nome!     R.

Evangelho - Jo 20,2-28
O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.  6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.  Palavra da Salvação.

PARTILHA ORANTE:

São João, o mais novo dos discípulos de Jesus era pescador, assim como seu irmão Tiago, André e Pedro.

Foi o discípulo que seguiu Jesus na noite em que Ele foi preso e o que acompanhou o Mestre até a morte na cruz.

Aparece nas escrituras como um discípulo anônimo, caracterizado como o discípulo amado, ou como o discípulo a quem “Jesus amava”. Assim acontece no encontro de Jesus com João Batista; na última ceia; na condução de Jesus preso no pátio do sumo sacerdote; junto à cruz com Maria; nesta narrativa de hoje, do encontro do túmulo vazio e na pesca milagrosa com o ressuscitado no mar da Galileia.

No encontro do túmulo vazio, enquanto Maria Madalena e Pedro ficam perplexos, este discípulo destaca-se por crer na presença viva de Jesus sem vê-lo. Sem necessidade de aparições do ressuscitado, o discípulo tem uma fé penetrante que reconhece a eternidade de Jesus em sua humanidade a partir da experiência que teve de seu convívio e de seu testemunho de amor.

João esteve presente e ao alcance de Jesus até a última hora. A ele foi entregue a missão de tomar conta de Maria, a mãe de Jesus.

De todos os doze apóstolos, João Zebedeu finalmente tornou-se o mais destacado teólogo. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.

Que ele nos ajude a proclamar cada dia que o sepulcro de Cristo continua vazio. Porque Ele não está aqui, ressuscitou como havia dito.

A lição desta passagem é que o SENHOR não nos abandona nunca, mesmo que não compreendamos onde ELE está. O importante é que ELE surge e se mostra com fez com os Apóstolos. Creiamos, irmãos (ãs) amados que JESUS está VIVO e mostra-nos o CAMINHO deixado pelos Apóstolos.

Felizes os que crêem em MIM sem nunca ter ME visto nos ensina o SENHOR: Graça. Misericórdia e Paz.

Sejamos, queridos irmãos e irmãs, como nos diz o Salmo, o mais justos possível e alegremo-nos sempre no SENHOR.

São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós.

Enio Silveira Madruga
Ministério de Pregação São Pedro e São Paulo


0 Comments
<<Previous

    Arquivo

    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.