28jun 13 – 6ª feira da 12ª Semana Comum
Santo Irineu, Bispo e Mártir -Memória
1ª Leitura - Gn 17.1.9-10.15-22
Este é o sinal de minha aliança:todo homem entre vós deverá ser circuncidado. Sara te dará um filho.
Leitura do Livro do Gênesis
1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: 'Eu sou o Deus Poderoso.
Anda na minha presença e sê perfeito. 9Deus disse ainda a Abraão: 'Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado'. 15Deus disse também a Abraão: 'Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão'. 17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: 'Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?'. 18E, dirigindo-se a Deus, disse: 'Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença'. 19Deus, porém, disse:
'Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dela uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo'. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou. Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 127 (128),1-2. 3. 4-5 (R. 4)
R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
1Feliz és tu se temes o Senhor* e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem!R.
3A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa.R.
4Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida.R.
Evangelho - Mt 8,1-4
Se queres, tu tens o poder de me purificar.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus
1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo:'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fica limpo.' No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: 'Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles.' Palavra da Salvação.
PARTILHA ORANTE
No Antigo Testamento, a circuncisão entre os judeus era um sinal de pertença a Deus. A misericórdia de Deus se faz sentir já na Sua Aliança: “Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.” (Lc 1,72-75).
No Novo Testamento, pelo BATISMO, todos nós continuamos sendo “circuncidados”; somos marcados com o sinal de pertença a Deus. Tornamo-nos filhos de Deus, participantes do Corpo Místico de Cristo, membros da Sua Igreja e Templos vivos do Espírito Santo. Primeiro, assim como Jesus o fez, devemos “subir” ao monte, ir até nosso Deus a fim de nos abastecermos pela oração, pelo sacrifício, pela participação dos Sacramentos e crescer no amor aos irmãos. Isso tudo é necessário para nossas vidas, mas isso não nos basta. TODOS nós somos chamados a “descer do monte” (Mt 8,1). Tudo o que aprendemos no “monte” deve ser posto em prática no nosso dia a dia. O amor de Deus deve ser sentido através de nós por todos que se chegarem a nós. Nossos irmãos devem sentir o “cheiro” de Deus nas nossas vidas, ou seja, o amor de Deus se faz necessário repartir entre todos. Não devemos guardá-lo para nós. Isso não faz sentido.
O que está nos impedindo de nos entregarmos a serviço do amor aos nossos irmãos mais necessitados? O comodismo? A preguiça? O egoísmo? Vamos lutar contra tudo isso. Vamos procurar a fidelidade ao ensinamento que Jesus nos dá a respeito do amor e peçamos que Ele nos dê forças e nos purifique de todas essas nossas “lepras”. “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.” (Mt 8,2).
Senhor Deus – se quiseres, podes – transforma nossas vidas, arranca dos nossos corações as nossas “lepras” a fim de que possamos “renovar em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia” e testemunhar o amor de Deus com o nosso modo de viver. Amém.
Enio Silveira Madruga
Ministério de Pregação São Pedro e São Paulo
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz