Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
  • GMP
    • Carisma
    • Novas Comunidades
    • História
    • Fundador
    • Sobre a GMP
    • Profecias
    • Missão
    • Fotos
  • Formação GMP
    • Vocação
    • Caminho Vocacional
    • Discipulado
    • Oblação
    • Consagrados
    • O que a Igreja Ensina ...
    • Serviços >
      • Músicos da Graça
      • Intercessores da Misericórdia
      • Anunciadores da Paz >
        • Vida Fraterna
    • Comunicação >
      • Liturgia
      • Vaticano
  • Agendamento de Missão
    • Contato
  • Artigos
  • Orações
  • Pedidos de Oração
  • Musicas

Partilha Orante - 31 de março de 2014

31/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
Ano A
Segunda-feira 31/MAR/14 – 4ª semana da Quaresma
São Benjamim, rogai por nós. 

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes! (Sl 29)

Primeira Leitura (Is 65,17-21)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.  19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.   Palavra do Senhor.

Evangelho (Jo 4,43-54)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.  Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava  morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.  51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.   Palavra da Salvação.

Partilha Orante:

            Amados irmãos hoje o Evangelho vem nos fazer pensar um pouco. Temos muitas vezes o anseio de ver sempre o milagre acontecer, de pedir um sinal a Deus, a se o Senhor me der um sinal então eu acredito.

A exemplo do Galileu, a ele bastou uma palavra de Jesus e confiou, voltou pra casa e estava la seu filho curado. Meus irmãos não sejamos cegos a este ponto, confiemos no Senhor.

Neste tempo de quaresma,  aproveitemos para nos recolher, reconhecer em nossa vida o senhorio de Jesus e façamos da fé, confiança em sua ação em nossa vida. Entreguemos verdadeiramente as nossas dificuldade a Ele.

O Galileu não teve dúvidas, foi ao encontro de Jesus e pediu, confiou e a graça recebeu. Não esperemos sinais, mas sim saibamos confiar em Jesus.

Senhor obrigado por cada dia nos mostrar o caminho a seguir, que nosso coração seja paciente,  tenha confiança,  fé e esperança,  pois uma só palavra e eu serei salvo. Perdoa nossa falta de fé e dá-nos coragem para caminhar no seu caminho.

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livraste!

Assim seja.

Anderson Reis
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz


0 Comments

Partilha Orante - 30 de março de 2014

30/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
Ano A
Domingo, 30 de Março de 2014  -  4ª Semana da Quaresma
São João Clímaco, rogai por nós.

Primeira Leitura (1 Samuel 16,1.6-7.10-13) 16 1 O Senhor disse-lhe: "Até quando chorarás tu Saul, tendo-o eu rejeitado da realeza de Israel? Enche o teu corno de óleo. Vai; envio-te a Isaí de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos".   6 Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: "Certamente é esse o ungido do Senhor".   7 Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração".   10 Jessé mandou vir assim os seus sete filhos diante do profeta, que lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum deles".  11 E ajuntou: "Estão aqui todos os teus filhos?" Resta ainda o mais novo, confessou Jessé, que está .pastoreando as ovelhas". Samuel ordenou a Jessé: "Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui".   12 E Jessé mandou buscá-lo. Ele era louro, de belos olhos e mui formosa aparência. O Senhor disse: "Vamos, unge-o: é ele".   13 Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. Samuel, porém, retomou o caminho de Ramá.  Palavra do Senhor. 

Salmo responsorial 22/23 
O Senhor é o pastor que me conduz;  Não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz;  não me falta coisa alguma.
Pelo prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha  e restaura as minhas forças.

ele me guia no caminho mais seguro,  pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,  nenhum mal eu temerei.
Estai comigo com bastão e com cajado,  eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,  bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,  e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me  por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei  pelos tempos infinitos.

Segunda Leitura (Efésios 5,8-14) 
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Efésios. 
5 8 Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.   9 Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade.  10 Procurai o que é agradável ao Senhor,   11 e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente.  12 Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas.  13 Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz.   14 E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!   Palavra do Senhor. 

Evangelho (João 9,1-41 ou 1.6-9.13-17.34-38) Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.
Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor! (Jo8,12)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 1 "caminhando, viu Jesus um cego de nascença.  2 Os seus discípulos indagaram dele: "Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?"   3 Jesus respondeu: "Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.  4 Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar.  5 Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".  6 Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego.  7 Depois lhe disse: "Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa emissário)". O cego foi, lavou-se e voltou vendo.  8 Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: "Não é este aquele que, sentado, mendigava?"   9 Respondiam alguns: "É ele". Outros contestavam: "De nenhum modo, é um parecido com ele". Ele, porém, dizia: "Sou eu mesmo".  10 Perguntaram-lhe, então: "Como te foram abertos os olhos?"   11 Respondeu ele: "Aquele homem que se chama Jesus fez lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: ´Vai à piscina de Siloé e lava-te. Fui, lavei-me e vejo´".   12 Interrogaram-no: "Onde está esse homem?" Respondeu: "Não o sei".   13 Levaram então o que fora cego aos fariseus.   14 Ora, era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.  15 Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: "Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo".  16 Diziam alguns dos fariseus: "Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda sábado". Outros replicavam: "Como pode um pecador fazer tais prodígios?" E havia desacordo entre eles.  17 Perguntaram ainda ao cego: "Que dizes tu daquele que te abriu os olhos?" "É um profeta", respondeu ele.  18 Mas os judeus não quiseram admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesse recobrado a vista, até que chamaram seus pais.  19 E os interrogaram: "É este o vosso filho? Afirmais que ele nasceu cego? Pois como é que agora vê?"  20 Seus pais responderam: "Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego.  21 Mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos. Perguntai-o a ele. Tem idade. Que ele mesmo explique".   22 Seus pais disseram isso porque temiam os judeus, pois os judeus tinham ameaçado expulsar da sinagoga todo aquele que reconhecesse Jesus como o Cristo.   23 Por isso é que seus pais responderam: "Ele tem idade, perguntai-lho".  24 Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: "Dá glória a Deus! Nós sabemos que este homem é pecador".  25 Disse-lhes ele: "Se esse homem é pecador, não o sei... Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo".   26 Perguntaram-lhe ainda uma vez: "Que foi que ele te fez? Como te abriu os olhos?"    27 Respondeu-lhes: "Eu já vo-lo disse e não me destes ouvidos. Por que quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, tornar-vos também seus discípulos?"   28 Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: "Tu que és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés.  29 Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos de onde ele é".      30 Respondeu aquele homem: "O que é de admirar em tudo isso é que não saibais de onde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos.   31 Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade.  32 Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.   33 Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada".   34 Responderam-lhe eles: "Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?" E expulsaram-no.  35 Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: "Crês no Filho do Homem?"  36 Respondeu ele: "Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?"  37 Disse-lhe Jesus: "Tu o vês, é o mesmo que fala contigo!"  38 "Creio, Senhor", disse ele. E, prostrando-se, o adorou.   39 Jesus então disse: "Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos".   40 Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: "Também nós somos, acaso, cegos?" 41 Respondeu-lhes Jesus: "Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver, e o vosso pecado subsiste".   Palavra da Salvação.

Partilha Orante

Queridos irmãos,

             É impossível nos colocarmos diante das leituras da liturgia deste Domingo e não sentirmos o toque suave de Deus em nossas vidas. É, mais uma vez, o Senhor falando a cada um de nós, de forma muito particular e nos chamando a uma intimidade ainda maior com Ele.

            Jesus nos deseja e deseja que queiramos estar em Sua presença a cada dia mais!

            O Senhor nos enxerga com um olhar amoroso, com um olhar cuidador, como ovelhas que necessitam de pastor, de uma condução segura... Por isso, Jesus se oferece para pastorear as nossas vidas, ou seja, nos acompanhar de pertinho a cada passo que damos e em troca nos garante a providência divina.

            Podemos deixar-nos guiar pelo Mestre , pois temos a promessa de que NADA, de que COISA ALGUMA nos faltará, como diz o salmo de hoje:

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma (Sl 22).

            Mas o Senhor, que sonda e conhece cada coração sabe o quanto tantas vezes, por nossas fragilidades que se traduzem no orgulho, na vaidade, na confiança em si mesmo, na soberba e na falta de humildade, não conseguimos entregar a guia de nossas vidas nas mãos do Pastor. Optamos, em diversos momentos de nossa história, consciente ou inconscientemente, por caminhar segundo a nossa vontade e guiados apenas pelos nossos instintos e emoções. Passamos por todo o tipo de dificuldade, sejam por vales tenebrosos ou profundos abismos e queremos encontrar a segurança e o caminho de volta por nós mesmos. Porém, repletos de emoções desordenadas pelo medo e insegurança diante da situação, acabamos por nos perder ainda mais.

         O Senhor, que nunca desiste de nós, que nos diz : Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” ((1Sm 16,7), espera somente que, COM UMA ATITUDE DE PROFUNDA HUMILDADE, façamos a opção de entregar o comando de nossas vidas, as páginas da nossa história em Suas mãos, nas mãos de quem sabe exatamente o que é melhor para nós.

      Por isso, HOJE, “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá” (Ef 5,14).

       Atitude!! Precisamos ter atitude!! Necessitamos fazer escolhas!! Somos chamados a responder imediatamente a este chamado de amor que Jesus nos faz. A reconhecer a Sua importância em nossas vidas, na vida daqueles que amamos.

                Por isso, coloca-te na presença do Senhor, pois Ele deseja fazer-te uma pergunta:

               “Acreditas no Filho do Homem?” (Jo 9, 35)

                 Podemos ainda devolver a pergunta a Jesus:

                “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” (Jo 9, 36)

                 Jesus te diz:

             “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo” (Jo 9, 37). É aquele que deseja te encontrar todos os dias e partilhar da tua vida, tuas angústias, medos, dúvidas, alegrias, conquistas...

            E tu podes, com a ajuda do Espírito Santo e da Mãezinha do Céu, responder. Basta apenas uma decisão, uma escolha humilde em proclamar:

                  “Eu creio, Senhor!” (Jo 9, 38)


               Ó Divino Espírito Santo, dá-nos a graça de desejar buscar a virtude da humildade, a cada manhã, logo ao acordar. De Praticá-la ao longo do nosso dia e de, ao final de cada noite, reconhecer as maravilhas que vivemos, agradecer por cada desafio e provação vencidos, simplesmente por ter depositado a minha confiança em Jesus.

Amém.

Juliana Limeira
(cofundadora da Comunidade Graça, Misericórdia e Paz)

0 Comments

Partilha Orante - 29 de março de 2014

28/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
ANO A
Terceira semana da quaresma - sábado 29.03.2014
São Constantino, rogai por nós!

Primeira leitura Os 6,1-6
1“Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”.  4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Responsório Sl 50
— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holo­causto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não despre­zeis um coração arrependido!
— Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holo­caustos e oblações em vosso altar!

Evangelho Lc 18,9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Partilha orante

Assim como dizia o cobrador de impostos, digamos também: Senhor tende piedade de mim que sou pecador, livra-me da soberba, que eu seja humilde e digno do Teu perdão para meus pecados, que eu me arrependa sinceramente de todos os pecados e como diz o salmista, que meu sacrifício seja minha alma penitente e meu coração arrependido. Rogo-te meu Deus que olhes menos minhas falhas e mais minha luta para seguir o caminho reto, que leva ao céu. Livra-me Senhor do farisaísmo, para que eu não exalte meus acertos, que são nada mais do que minha obrigação, mas que eu procure sempre e cada vez mais afastar-me do pecado, que me distância de Ti. Suplico-Te meu Senhor que Teu Santo Espírito me ajude a viver plenamente o amor, primeiramente ao Senhor meu Deus, mas também aos meus irmãos sem restrição pois sei que é isso que queres de nós, que vivamos o amor que Jesus veio nos transmitir, indistintamente, que amemos uns aos outros, como Ele nos amou. Assim seja.


Roberto Wiltgen
Amigo da Comunidade Graça Misericórdia e Paz

0 Comments

Partilha Orante - 28 de março de 2014

28/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
ANO “A”
28 mar 14 - 6ª-feira da 3ª Semana da Quaresma
Santa Gisela, rogai por nós.
 
1ª Leitura - Os 14,2-10
Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos.
Leitura da Profecia de Oséias
Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais 'Deuses Nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.     Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 80, 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)
R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
6cEis que ouço uma voz que não conheço,* 7'Aliviei as tuas costas de seu fardo. Cestos pesados eu tirei de tuas mãos,* 8aNa angústia a mim clamaste, e te salvei.     R.
8bde uma nuvem trovejante te falei, *8ce junto às águas de Meriba te provei. 9Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *Israel, ah! se quisesses me escutar.      R.
10Em teu meio não exista um deus estranho *nem adores a um deus desconhecido! 11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor, +11bque da terra do Egito te arranquei.     R.
14Quem me dera que meu povo me escutasse! *Que Israel andasse sempre em meus caminhos. 17eu lhe daria de comer a flor do trigo, *e com o mel que sai da rocha o fartaria'.R.
 
Evangelho - Mc 12,28b-34
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos
Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.     Palavra da Salvação.

Partilha Orante:

“Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!” nos ensina o salmo de hoje. Esse ouvir vai muito além do que entendemos por isso. É claro que precisamos ouvir a palavra de nosso Deus. Porém, muito mais importante que isso é: “30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” E: 31“Amarás o teu próximo como a ti mesmo!” Todavia, se cumprirmos esse preceito somente porque está escrito, não tem valor algum. Da mesma forma, se cumprirmos esses dois mandamentos somente com ritos, participações em celebrações e atos devocionais, não tem valor algum, pois qualquer um pode fazer isso.

Viver o verdadeiro amor a Deus e ao próximo só encontra sentido quando tornamo-nos reflexo do amor de Deus para nossos irmãos e irmãs; quando tornamo-nos solidários com o sofrimento alheio; quando não só nos emocionamos olhando uma situação de sofrimento do outro mas, sim, fazemos algo de positivo, algo que ajude a amenizar, minorar o sofrimento do irmão (ã) e fazemos isso unicamente por amor a Deus que está presente na vida do nosso irmão (ã).

Senhor nosso Deus, arrancai do nosso peito o coração de pedra e colocai ali “um coração de carne”, um coração que ame, um coração capaz de se consumir de amor por Ti e, por conseqüência, aos nossos irmãos e irmãs, de modo especial àqueles mais necessitados. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Enio Silveira Madruga
Ministério de Pregação São Pedro e São Paulo
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz

 


0 Comments

Partilha Orante - 27 de março de 2014

27/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
ANO A
Quinta-Feira, 27 de Março de 2014 - 3ª Semana da Quaresma
Santa Lídia, rogai por nós.


"Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações." Sl 95

Primeira leitura – Jr 7, 23-28
Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.

Evangelho – Lc 11, 14-23
Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.   16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.  20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.      

Partilha Orante:

Caríssimos!

Podemos observar na leitura de hoje que Jesus chama a atenção do povo a respeito da confiança em Deus e a fé em suas obras. Como é difícil muitas vezes acreditarmos nas obras do Senhor. Por que há momentos em que ficamos em dúvida pensando se realmente a obra ou ação de algum irmão é fruto da benção de Deus? Pois foi exatamente isso que se passou com Jesus naquela época, ou seja, ao invés do povo agradecer e bendizer a Deus pelos milagres e pelo bem que Jesus fazia as pessoas, optaram por colocarem em prova o poder do Senhor, seja pelo medo, pela inveja ou principalmente como nos diz a primeira leitura: “Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente,” Pois bem irmãos, o que quero dizer é que muitas vezes pela dureza de nossos corações deixamos de enxergar as maravilhas de Deus em nossas vidas, deixamos de perceber as curas, milagres e os prodígios de Jesus no meio de nós. Para não cairmos no mesmo erro do povo de outrora é preciso que nos entreguemos ao Senhor de coração aberto e sincero, convictos de que Jesus é o nosso Senhor e Redentor e isso é fruto de uma fé viva, baseada numa intimidade com Jesus, fruto de uma oração diária e de participação na Santa Missa. Busquemos diariamente viver a confiança em Deus e em sua providência que jamais nos faltará.

Senhor Jesus, quero neste dia te louvar e bendizer pelas maravilhas que fazes no meio de nós. Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé, faça de mim um servo fiel com um coração puro e sincero, capaz de amar e enxergar a sua Face em cada irmão. Obrigado amado Deus pelo seu infinito amor, compaixão e misericórdia a todos nós teus filhos. Conceda Senhor teu Espírito Santo em minha vida para que Ele seja meu guia e minha luz, dando-me um coração manso e humilde. Assim seja!

Thiago Fontela Belloli
Ministério de Pregação São Pedro e São Paulo



0 Comments
<<Previous

    Arquivo

    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.