Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
  • GMP
    • Carisma
    • Novas Comunidades
    • História
    • Fundador
    • Sobre a GMP
    • Profecias
    • Missão
    • Fotos
  • Formação GMP
    • Vocação
    • Caminho Vocacional
    • Discipulado
    • Oblação
    • Consagrados
    • O que a Igreja Ensina ...
    • Serviços >
      • Músicos da Graça
      • Intercessores da Misericórdia
      • Anunciadores da Paz >
        • Vida Fraterna
    • Comunicação >
      • Liturgia
      • Vaticano
  • Agendamento de Missão
    • Contato
  • Artigos
  • Orações
  • Pedidos de Oração
  • Musicas

Partilha Orante - 27 de Fevereiro de 2015

27/2/2015

0 Comments

 
1ª Semana da Quaresma - Sexta-Feira


Primeira Leitura (Ez 18,21-28)
Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.

23Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.

Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

Responsório (Sl 129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.
— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho (Mt 5,20-26)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Partilha orante

    Amados irmãos, o Senhor dos tempos nos ensina hoje que o passado e o futuro devem servir ao nosso presente. O passado deve servir ao presente de modo que, apoiado em nossas experiências negativas e positivas, tomemos melhores decisões hoje. O futuro, deve direcionar todos nossos planos - sejam pessoais ou profissionais -  para o Céu, promovendo um presente que caminha ao encontro de Jesus. Se vivemos apenas do passado, corremos o risco de sermos no presente apenas ex-cristãos. Se vivermos apenas do futuro, podemos nos tornar especialistas em planos porém com dificuldade tremenda de executá-los.
    A Palavra de Deus nos ensina que "Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá." Acordemos neste dia dispostos a nos arrepender de todos nossos pecados, um a um. É promessa de Deus que assim viveremos! Ainda, estejamos atentos aos nossos irmãos que hoje não procedem da maneira correta e, aproximando-nos, sejamos a Luz de Cristo para que possam arrepender-se de seus pecados e tomar o caminho que leva ao Céu.
    Pai amado, tira de minha pequena cabeça as prioridades para com o futuro, ou o passado. Preciso ser filho Teu no presente, crescer no presente, para Tua Glória. Amém.

-- 

Germano de Mello Andersson
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz!
0 Comments

Partilha Orante - 26 de Fevereiro de 2015

27/2/2015

0 Comments

 
1ª Semana da QuaresmaPrimeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

 

Leitura do Livro de Ester.

Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor.17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.

17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus.17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices.17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




Responsório (Sl 137)

 

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

Evangelho (Mt 7,7-12)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe?11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.




— Palavra da Salvação.



— Glória a vós, Senhor.

PARTILHA

“A oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado ao Céu”, dizia Santa 

Teresinha do Menino Jesus.  Rezar, orar, é dialogar com nosso Pai, o “abbá” de Jesus, que numa tradução livre seria o nosso “paizinho”, ou “papai”. Rezar não é pedir coisas a Deus, mas sim entrar numa relação de amor com o Pai que nos ama, que por amor nos criou e enviou seu Filho para, por meio da cruz, nos libertar da escravidão do pecado e da morte. 

O Evangelho de hoje é um convite à oração. “Orai sem cessar”, dizia São Paulo. Jesus foi para nós modelo de oração, pois dedicava muito tempo à oração. Ele nos convida a sermos perseverantes e confiantes na ação de Deus em nossas vidas, e usa como argumento o fato de que nós, mesmo sendo pecadores, frágeis, limitados, sabemos dar coisas boas a nossos filhos quando esses pedem; portanto, Deus, que é todo amor, não seria ele capaz de nos dar coisas boas? Por que então duvidar da Providência Divina? 

Mas Deus nos dá tudo que pedimos? Qualquer coisa que eu pedir, eu ganharei? Quando uma criança nos pede uma faca ou um garfo para brincar, nós lhe damos? Com certeza que não. A criança chora, fica brava, esperneia. Mas nós, adultos, sabemos o que é melhor, o que lhe faz bem. Deus também sabe melhor do que nós o que é melhor pra nós. Assim, se o que pedimos não é bom pra nós, Ele não nos dará. Nós podemos até achar que é bom, mas a sabedoria de Deus é infinitamente maior que a nossa. Não devemos de rezar pedindo a Deus o que queremos, mas também temos que aceitar a vontade do Pai. Devemos viver o que rezamos no Pai-Nosso: “Seja a vossa vontade assim na terra como no Céu.” 

A oração deve nos conduzir a uma atitude de abertura aos irmãos. Nossa relação com Deus não pode ser somente vertical – isso é um individualismo religioso – mas também horizontal. São João alerta para o fato de que quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o irmão que vê é um mentiroso (1Jo 4, 20). Assim, Jesus nos deixa uma regra de ouro: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles”, retomando uma máxima dos antigos profetas. 

Irmãos, deixemo-nos conduzir por essa palavra, e que Deus no conceda a graça de 

coloca-la em prática. 




Pe. Fabiano Glaeser dos Santos

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Gravataí

0 Comments

Partilha Orante - 25 de Fevereiro de 2015

25/2/2015

0 Comments

 
1ª Semana da Quaresma - Quarta-feira
Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 50)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Partilha


No dia de hoje o Senhor nos convida a refletir sobre dois pontos importantíssimos na nossa caminhada de fé.     
A Primeira Leitura nos apresenta o profeta Jonas que vai a Nínive, a grande cidade pervertida e pecadora, como sinal de uma cidade pagã, para nos dizer que a salvação de Deus é para todos, não é somente para Jerusalém, a Cidade Santa, mas é também para Nínive, a cidade pecadora.


Nos dias de hoje, nós precisamos ser como Jonas e pregar nas cidades, nos bairros, nas igrejas, nos povoados, onde o pecado e a resistência à Palavra de Deus acontecem e dizer às pessoas que a salvação não é para um grupo apenas, não é apenas para as pessoas que estão na Igreja, que frequentam a igreja. Não, a salvação de Deus é para todos nós!

Assim como a pregação de Jonas foi eficaz e o povo deixou os pecados para se voltar para Deus, a nossa pregação também precisa ser eficaz, pregação que vai com exemplo de vida e que aponta para os outros que a salvação está em Jesus. 

Neste tempo de Quaresma, assim como o povo de Nínive viveu quarenta dias de penitência, nós somos chamados a viver a penitência não só pela nossa conversão, mas pela conversão da nossa casa, da nossa família. A nossa penitência, o nosso jejum e os nossos atos de misericórdia devem ser para atingir todos aqueles que estão longe dos caminhos do Senhor, atingir aqueles que vivem nas “Nínives” da vida em busca de um sentido para a própria existência. A nossa oração e a nossa penitência devem alcançar o maior número possível de pessoas!

O Evangelho de hoje nos convida a uma mudança radical de vida, assim como o povo de Nínive fez ao escutar Jonas e acolher em seus corações a palavra de Deus. Nos mostra também o quanto Deus é misericordioso e nos dá uma segunda chance de nos convertermos e abraçarmos cada vez mais a nossa fé.

Amado Jesus, que neste dia possamos entender os teus sinas, refleti-los e acolher em nossos corações para que assim possamos dar mais um passo rumo a santificação.

“Eis o tempo de conversão,
Eis o dia da salvação
Ao pai voltemos, juntos andemos.
Eis o tempo de conversão!”


Santa Valburga, rogai por nós!


Henrique Daniel Feil
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz!
0 Comments

Partilha Orante - 24 de Fevereiro de 2015

23/2/2015

0 Comments

 
0 Comments

Partilha Orante - 23 de Fevereiro de 2015

23/2/2015

0 Comments

 
"Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!" Sl 18

Primeira Leitura (Lv 19,1­2.11­18)

Leitura do Livro do Levítico.
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a Comunidade dos filhos de Israel, e dize­lhes: Sede
santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu
nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.
13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do
assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas
temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças
o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.
16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando­o, contra a vida do teu
próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo,
para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti
mesmo. Eu sou o Senhor”.

Evangelho (Mt 25,31­46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da
terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as
ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o
Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino
que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de
comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu
estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me
visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de
comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos
em casa, e sem roupa e te vestimos?39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te
visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes
isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que
estiverem à sua esquerda: ‘Afastai­vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o
diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com
sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e
não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também
eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou
preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes
que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão
para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Partilha
Jesus nos ensina a fundamental importância da solidariedade, ou seja, devemos
sempre olhar a necessidade de nosso próximo. E este evangelho parece estar ainda
mais presente em nossa sociedade nos dias de hoje, uma vez que infelizmente
andamos na correria do dia-a-dia muitas vezes presos às nossas próprias
necessidades sem conseguirmos parar e perceber o que nosso irmão precisa. Desta
forma, Jesus nos pede que procuremos ir ao encontro de nosso próximo, sem olhar
a quem, e através de ações concretas possamos fazer a diferença em nosso meio,
buscando suprir a necessidade daquele que mais precisa. Muitas vezes achamos que
fazer a diferença implica em realizar grandes ações, mas na verdade o Espirito
Santo age no mais singelo ato, mesmo no fato de pararmos para ouvir um pequeno
desabafo de algum irmão.
Pai eterno, te peço neste dia a graça e a benção de ser um evangelizador, te peço a
humildade de perceber no meu irmão aquilo que ele mais precisa e com vossa
benção possa ser um canal de graça para ele. Obrigado Senhor pelo amor e
misericórdia que diariamente derrama sobre nós teus amados filhos. Assim seja!

Thiago Fontela Belloli
Comunidade Graça, Misericórdia e Paz
0 Comments
<<Previous

    Arquivo

    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.